Experiência

Exemplos de pesquisas customizadas aplicadas: 

Plano de Negócios:

Elaboração de um plano com base na análise de viabilidade de um novo produto/serviço ou da expansão de alguma operação.

Pesquisa Visão Mercado Fornecedor:

Mapeamento das características de um produto / serviço e seu mercado fornecedor: Faturamento, Tempo de mercado, Quantidade de funcionários, Portfólio de produtos/serviços, Regiões de atuação, Pontos Fortes e Fracos, Localização e Preço médio praticado.

Pesquisa Visão Mercado Concorrente:

Mapeamento das características de um produto / serviço e do mercado concorrente: Faturamento, Tempo de mercado, Quantidade de funcionários, Portfólio de produtos/serviços, Regiões de atuação, Pontos Fortes e Fracos, Market-Share eDiferenciais competitivos.

Pesquisa Visão Mercado Consumidor:

Mapeamento das características de um produto / serviço e da demanda existente: Principais produtos e serviços comprados atualmente, Principais produtos e serviços com potencial de compra no futuro, Preço de compra dos produtos e serviços, Principais fornecedores utilizados, Grau de satisfação com fornecedores atuais e Principais atributos considerados para a escolha do fornecedor.

Análises setoriais:

Avaliação de um segmento específico no que tange a características gerais, stakeholders, volume de operação e indicadores de mercado.

Market Overview:

Mapeamento geral do mercado de um produto/serviço, incluindo visão do mercado fornecedor, visão dos concorrentes e visão da demanda existente: Cenário atual do setor, Aspectos demográficos, Aspectos socioeconômicos e Tendências.

  • Definição do modelo de negócios, contando com suporte no processo de definição do problema, na estruturação da solução e no desenvolvimento do produto
  • Levantamento e análise de competidores, avaliando soluções similares ou alternativas dedicadas a resolução do mesmo problema
  • Análise e segmentação do mercado, com estimativa de tamanho e delineamento do foco de atuação
  • Estruturação de áreas de novos negócios com a implementação do IEG Design Ideas Model, com foco em aumentar o potencial de sucesso e engajamento do público-alvo com o produto ou serviço a ser criado

No pilar de Estratégia e Inovação o IEG oferece os treinamentos MBA,Jr. e Empreendedorismo.

O MBA,Jr. é um dos principais treinamentos de estratégia e inovação do país, com uma abordagem inovadora que reduz o gap entre teoria e prática de forma orientado ao mercado corporativo.

O treinamento de Empreendedorismo foi desenvolvido em conjunto com Universidades americanas, e permitiu através de uma metodologia própria buscar e implementar soluções empreendedoras a partir de um investimento inicial.

Nossas Soluções em Consultoria

Gestão interina

Implementação de novos processos de negócio

Redesenho de áreas e renovação de equipes

Orientação full time de gestores da empresa para consolidar processos de mudança, contando com medição e mentoring de performance

Atuação como líderes temporários até que um processo de gestão da mudança esteja consolidado

Prototipação e implementação

Especificação do modelo de negócios

Desenvolvimento de produto e apoio na elaboração do MVP

Levantamento da estrutura de custos e do investimento inicial

Suporte à execução do Plano de Implementação

 

Análise de produtos e serviços

Análise estratégica de portfólio de produtos e serviços

Mapeamento de mercado potencial

Elaboração e suporte à realização do planejamento estratégico de marketing de produtos e serviços

Análise e dimensionamento do setor, do segmento de mercado e dos canais de comunicação

Design de inovação

Definição do modelo de negócios, com planejamento de monetização e cronograma de implementação

Levantamento e análise de competidores, avaliando soluções similares ou alternativas dedicadas a resolução do mesmo problema

Análise e segmentação do mercado, com estimativa do seu tamanho e delineamento do foco de atuação

Previsão de investimento inicial, com cálculo de indicadores financeiros e análise de viabilidade

Pesquisas customizadas

OBJETIVO

Mensurar o nível de satisfação dos clientes internos e/ou externos da empresa em relação aos serviços prestados, podendo ser aplicado em qualquer setor da economia.

ENTREGÁVEIS

  • Ferramenta dinâmica de análises
  • Relatório com os principais resultados e diagnóstico com pontos de melhoria e as principais variáveis que afetam os serviços
  • Apresentação executiva

SETORES NOS QUAIS O ESTUDO JÁ FOI APLICADO

  • Bens de Consumo
  • Química e Petroquímica
  • Concessões de Infraestrutura
  • Aeroespacial
  • Autoindústria
  • Operação Portuária e Logística
  • Educação
  • Infraestrutura
  • Serviços
  • Energia
  • Mineração

 

OBJETIVO

Seja para auxiliar na criação de novos negócios, atuar no lançamento de novos produtos, impulsionar o crescimento de negócios estagnados ou em declínio, o IEG realiza estudos em diferentes segmentos do mercado, através do levantamento, compilação e análise de índices dos principais setores da economia

ENTREGÁVEIS

  • Ferramenta dinâmica de análises
  • Relatório com os principais resultados e diagnóstico apontando as oportunidades existentes e os próximos passos a serem dados
  • Apresentação executiva

Metodologia IEG

Em 7 etapas